Hermenegildo Pereira Netto, de 92 anos, mais uma vez vai trabalhar como mesário no Dia das Eleições neste domingo (2). Ele atua há 33 anos em uma seção da zona eleitoral 406, de Praia Grande, no litoral de São Paulo, e é considerado o receptor de votos mais velho do estado.
Em entrevista à TV Tribuna, afiliada da Rede Globo, o idoso contou que trabalhou como corretor de imóveis até os 84 anos e, depois da aposentadoria, resolveu focar apenas na função de mesário e em sua paixão por leitura. “Sempre trabalhei com o público, então eu vi um escape [nesse trabalho]”, disse.
A cada dois anos, Hermenegildo é convocado para participar das eleições. “Gosto de colaborar. Já pensou se ninguém quisesse trabalhar? Quero ir para o Guinnes [livro dos recordes]”.
Nas eleições de 2020, durante a pandemia, o idoso até poderia ter ficado em casa, porém, após um pedido especial para a chefe do cartório, conseguiu trabalhar na zona eleitoral mais uma vez. “Disse que estaria à disposição. Se eu posso fazer, eu faço. Deus nos dá a oportunidade e você aproveita ou não”, completa.
Segundo a chefe do cartório, Suzana Séa, Hermenegildo é o primeiro a aparecer no cartório e se inscrever como mesário a cada ano eleitoral. “Ele é um exemplo. Trabalha para a Justiça Eleitoral em troca de nada, apenas para servir o país dele”.
O idoso tão querido pelos eleitores e mesários da zona eleitoral já até recebeu um certificado dos funcionários do cartório pelo trabalho responsável e transparente. “Tem pessoas que votam ali que tenho aquela amizade eterna”.
O idoso ainda afirma que se for convocado para as eleições de 2024 não irá recusar, contanto que esteja com saúde. “O eleitor de 16 a 100 anos que puder, venha votar e vote consciente”, ressaltou Hermenegildo.
*G1



