Arquivo de Notícias2021 | 2022

Junho vermelho: campanha destaca a importância da doação de sangue

A campanha ‘Junho Vermelho’ é dedicado à conscientização da importância da doação de sangue e para o objetivo de atrair novos doadores. O sexto mês do ano foi escolhido devido à baixa de doação desse período que ocorre por causa das férias escolares e as mudanças climáticas que resultam um aumento de viagens e uma redução de até 30% nos bancos de sangue.

No dia 14 de junho é comemorado o Dia Mundial do Doador de Sangue, criado pela Organização Mundial da Saúde (OMS), em 2014. De acordo com informações da Fundação Hospitalar de Hematologia e Hemoterapia do Amazonas (Hemoan), em 2020 foram realizadas 84.919 transfusões de sangue em todo o Amazonas, o que representa 7.076 transfusões por mês e mais de 200 por dia. Mesmo que o número pareça elevado, o estoque do Hemoan é crítico e a campanha “Junho Vermelho” e envolve a sociedade civil organizada, empresas privadas, igrejas e instituições públicas para aumentar o número de doações.

Os doadores 

Conhecidos como heróis, o Hemoan possui doadores que, com frequência, realizam o ato de solidariedade. “A doação proporciona a satisfação pessoal” – é o que relata o doador jornalista Rodrigo Falcão, 28, que iniciou a contribuição em fevereiro de 2020. Ele relatou que sempre teve medo de agulhas e injeções mas o interesse surgiu em 2017 através de um amigo e a decisão veio em 2020 para ajudar uma pessoa próxima.

“Esse meu amigo me falava que doava e me incentivava sempre. O interesse surgiu quando eu soube dos benefícios, mas ainda não tinha criado coragem para fazer a doação. Tempo depois a sogra desse meu amigo teve que fazer uma cirurgia e ele me convidou para doar”, relatou.

Após superar o medo, Rodrigo fez sua primeira doação no dia 27 de fevereiro de 2020, e acumula um total de 4 que, segundo ele, é só o inicio.

“A minha primeira doação foi uma experiência maravilhosa. Fiquei nervoso no inicio mas também me senti emocionado por saber que isso iria ajudar outras pessoas e não tem nada que pague a felicidade de saber que você esta ajudando uma pessoa que precisa. Por isso que sempre incentivo as pessoas ao meu redor”

Foto: Arquivo pessoal/Rodrigo Falcão

Quebrando estigmas

Outra pessoa que iniciou recentemente suas doações de sangue é a professora Pamella Melo, 27, que serviu de referência para quem usa a desculpa das tatuagens para não doar. Sua primeira experiência foi neste ano 2021. Segundo ela, o interesse sempre esteve presente mas a coragem surgiu através de uma amiga.

“Fico feliz em servir de exemplo de que ter tatuagem não influencia na doação, claro precisa esperar um período, mas pessoas tatuadas podem doar sim e salvar vidas. Sempre tive vontade, mas nunca tinha tomado a inciativa até que a bebê de uma amiga precisou passar por uma cirurgia e não pretendo mais para de doar”, relatou.

Foto: Arquivo pessoal/Pamella Mello

‘Juntos Por Uma Boa Causa’

Parte do calendário oficial de Manaus desde 2017, a Lei 151/2017 determina que campanhas educativas sejam realizadas na cidade. Em 2021, o slogan da campanha tem o objetivo de conscientizar as pessoas sobre a importância de fidelizar a doação – um ato de salvar vidas. Quem tiver interessado em doar sangue é necessário seguir alguns requisitos.

É preciso ter entre 16 e 60 anos, pesar mais de 50 quilos e ter uma boa saúde. Os jovens menores de idade podem realizar a doação com a autorização formal de um responsável ou representante legal. 

Não pode doar pessoas que tiveram hepatite depois dos 10 anos de idade, possui comportamento sexual de risco, usa drogas, teve malária, recebeu transfusão sanguínea, fez tatuagem definitiva ou teve doenças sexualmente transmissíveis nos últimos 12 meses e quem teve febre nos últimos 30 dias. 

Estou dentro do padrão, o que fazer agora? 

Aos que se interessam em fazer parte do grupo de doadores de Manaus, precisam passar por uma triagem para garantir a saúde do doador e receptor. Quem estiver indo doar pela primeira vez, precisa realizar um cadastro no Hemoam com seus dados pessoais.  

Após o cadastro, o indivíduo passará por uma avaliação clínica que inclui uma entrevista relacionada a saúde física, a verificação da pressão arterial e a taxa de hemoglobina (proteína presente nos glóbulos vermelhos e responsável pela coloração vermelha do sangue). 

Se estiver apto, a pessoa será direcionada a Sala de Coleta onde será feito o recolhimento do sangue e logo em seguida, o doador fará um lanche.  

O sangue coletado passa por uma série de exames sorológicos para verificar possíveis doenças como sífilis, doença de chagas, HIV e Hepatites, além da classificação da tipagem sanguínea. O conteúdo coletado é fracionado em hemocomponentes que resulta no rendimento do sangue que pode ser distribuído para vários pacientes. 

O local da coleta 

As doações podem ser realizadas de segunda a sábado, das 7h às 18h, na sede do Hemoam, que fica na avenida Constantino Nery, 4.397, Chapada, região centro-sul de Manaus.  

Na zona leste, a unidade de coleta da Maternidade Ana Braga permanece fechada por conta da pandemia. 

Vantagens de quem doa 

Além de salvar vidas, a doação promove benefício à saúde do próprio doador, como a redução de risco de doenças cardíacas e a prevenção de alguns tipos de câncer. Lembrando que em uma única doação, até quatro pessoas podem ser beneficiadas. 

Outro benefício proporcionado pelo Hemoam é a carteirinha de doador que garante meia entrada em cinema, apresentações culturais, shows e eventos esportivos realizados em Manaus, assim como a taxação zero em corridas realizadas na capital e na questão da saúde, quem o doador pode passar por consulta médica sempre que precisar, com direito à requisição de exames laboratoriais e retorno para avaliação médica.  

Para tirar a carteirinha, o cidadão precisa realizar a doação no mínimo três vezes, a partir da terceira vez consecutiva, basta solicitar ao Hemoam, necessitando apenas de uma foto 3×4 atualizada e um documento de identificação original. 

Quem não possui a carteirinha possui o direito previsto no inciso IV do artigo 473 da Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT), que garante um dia de folga no trabalho, sem desconto, no período de 12 meses. 

Campanhas do Hemoan Junho Vermelho 2021

14/06 Homenagem doadores CMM

· 14/06 receptivo especial (Hemoam)

· 14/06 Iluminação Teatro Amazonas

· 16/06 Coleta AAMAR (Igreja Adventista)

· 17/06 Coleta AAMAR (Igreja Adventista)

· 18/06 Campanha Insanos moto clube (Hemoam)

· 19/06 Campanha Super Doadoras (Hemoam)

· 21/06 campanha AAMAR (Hemoam)

· 22/06 campanha AAMAR (Ig. Adventista)

· 26/06 Campanha Super Doadoras (Hemoam)

· 28/06 Campanha AAMAR (Hemoam)

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here