Arquivo de Notícias2021 | 2022

Manaus 352 Anos: Confira pontos turísticos na cidade para conhecer

O aniversário de Manaus, capital do estado do Amazonas, é celebrado hoje 24 de outubro, a capital amazonense faz 352 anos. Neste dia no ano de 1848, a vila de Manaós foi elevada a categoria de cidade. Por isso, este foi o dia escolhido para as comemorações de aniversário da capital Amazonense.

Hoje a capital do Amazonas é um dos principais pontos turísticos do Brasil, na lista abaixo você confere alguns pontos turísticos para conhecer e comemorar o aniversário da nossa Páris dos Trópicos.

Centro histórico

Manaus já foi uma das mais importantes e desenvolvidas capitais do nosso país, tendo sido inclusive a primeira cidade brasileira a ter energia elétrica. 

Justamente por esse motivo, conhecer o centro histórico é como fazer um mergulho no passado. Com vários casarões e mansões, o centro da cidade é uma das paradas obrigatórias na capital amazonense. 

Além de diversos museus e centros, é no centro histórico que você vai encontrar alguns dos principais pontos turísticos de Manaus, Teatro Amazonas, Relógio Municipal e Mercado Municipal Adolpho Lisboa. 

Centro de Manaus

Teatro Amazonas

O Teatro Amazonas é um dos pontos turísticos mais conhecidos de Manaus e também um dos cartões postais mais populares do estado.  Com mais de 200 anos de história, o teatro continua recebendo atrações e apresentações. 

Desde do dia 03 de setembro de 2021, é obrigatório a apresentação do comprovante de imunização, com pelo menos a primeira dose da vacina contra a COVID-19 em visitas turísticas no Teatro. Mais informações sobre horario, valores, agendamento e informações podem ser adquiridas no site do Teatro: https://teatroamazonas.com.br/

Teatro Amazonas

Mercado Municipal Adolpho Lisboa

O Mercado Municipal Adolpho Lisboa é um dos principais pontos turísticos de Manaus para quem curte arquitetura. 

Devido à sua importância, o prédio foi tombado em 1987 pelo Iphan. Também conhecido como Mercadão, lá você encontra um pouco de tudo, artesanato, comidas e vários outros produtos típicos da região.

Mercado Municipal Adolpho Lisboa

Encontro das águas 

Visitantes de todos os lugares do mundo vem a nossa Manaus para ver o encontro do Rio Negro com o Rio Solimões. Lembra da dupla sertaneja? Foi daí que surgiu a inspiração para o nome. 

Em passeios de barco, canoa e até cruzeiros é possível chegar ao ponto em que as águas barrentas do Solimões se encontram, mas não se misturam com as águas de tonalidade mais escura que vem do Rio Negro. 

Encontro das Águas

Praia da Ponta Negra

A Praia da Ponta Negra é uma praia urbana do município de Manaus, capital do estado do Amazonas. Localizada às margens do rio Negro, é um dos principais cartões-postais da cidade. Possui orla urbanizada, quadras para prática de esporte e um anfiteatro, onde são realizadas apresentações musicais, espetáculos teatrais e outras atrações, tornando-a um dos principais pontos turísticos da capital amazonense a praia conta até com a presença de salva-vidas e fecha depois das 17h.

Por causa da pandemia de Covid-19, o acesso à praia somente era permitido nos dias úteis da semana, de segunda a sexta-feira, de 6h às 17h. Aos domingos, feriados e pontos facultativos, a praia permanece fechada. Para frequentar o balneário, é necessário apresentar a carteirinha de vacinação.

Praia da Ponta Negra

Museu da Amazônia – MUSA

O Jardim Botânico de Manaus, Adolpho Ducke é um jardim botânico brasileiro, localizado na cidade de Manaus, no estado do Amazonas. Criado em homenagem ao botânico Adolpho Ducke, é considerado o maior fragmento de floresta preservada dentro de área urbana do Brasil, o jardim botânico possui 5 km² distribuídos em uma faixa de 500 metros de largura por 6 km de comprimento ao longo da borda sul e 4 km ao longo da borda oeste da Reserva Florestal Adolpho Ducke. Está localizado no bairro Cidade de Deus, na zona norte da cidade de Manaus.

MUSA – Jardim Botânico

O local oferece contato direto com a natureza e atrai turistas de diversos lugares do mundo. Fundado em 24 de outubro de 2000, é administrado por meio de uma parceria entre o Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia, a Prefeitura de Manaus e o Museu da Amazônia, com o objetivo de buscar alternativas para conter o avanço da ocupação desordenada – invasões – nas zonas norte e leste de Manaus, e proteger as florestas da região. No jardim, também se encontra o Museu da Amazônia. É uma estrutura instalada na reserva em 2009 e ocupa 1% da área total do local.

MUSA – Jardim Botânico

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here