O nível do Rio Negro alcançou a marca de 29,70 metros nesta quinta-feira (16), em Manaus, e se tornou a quarta maior cheia registrada.
A altura ultrapassou a marca de inundação severa, de 29 metros, desde o dia 7 de maio e a capital permanece na lista de cidades em situação de emergência.
O avanço do rio tem afetado a área urbana de Manaus, principalmente a região central. A avenida dos Barés, próxima das feiras da Banana, a Manaus Moderna e a rua Barão de São Domingos já se encontram totalmente ou parcialmente interditadas. Pontes de madeiras foram construídas para facilitar o tráfego de pedestre nas regiões afetadas.
Alguns trechos das avenidas Eduardo Ribeiro e Floriano Peixoto, próximo à Praça do Relógio, já possuem registro de inundação, mas a passagem de veículos permanece liberada.
ZONA CENTRO-SUL

Na Zona Centro-Sul, duas alças inferiores da ponte dos Bilhares também estão interditadas. Segundo o IMMU, o objetivo do bloqueio é garantir a segurança do tráfego já que o nível da enchente do igarapé do Mindu está comprometendo a circulação nessa área.



