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A comunicação com inteligência emocional é essencial para a gestão de equipes

Uma comunicação corporativa errática e desatinada pode desalinhar os processos, as pessoas e as ferramentas, além de afetar todo o negócio. Os ruídos na comunicação empresarial impactam negativamente na estrutura física, os fatores psicológicos, geram desvios técnicos e dificuldades de comunicação entre colaboradores, doenças, deficiências e desconfortos que atingirão a condição do colaborador em absorver informações.

Algumas ações como fornecimento de informações atrasado, excesso de burocracia nos processos, atraso na entrega ao cliente, desconhecimento de processos internos, insatisfação do colaborador e conflitos na organização são reflexos de uma comunicação corporativa deficiente, mas que podem ser reparados com um planejamento estratégico de comunicação

Esta habilidade no enfrentamento das adversidades pode ser trabalhada e desenvolvida com uma comunicação inteligente. “Conseguir identificar suas emoções rapidamente é característica de alguém emocionalmente inteligente, desta forma a pessoa tem maior capacidade de controlar impulsos e pode canalizar as emoções para situações adequadas”, aponta Livia Bello, que é fonoaudióloga, palestrante, estrategista em comunicação e fundou a The Speaker para ajudar profissionais a terem uma comunicaçã o de alta performance.

“O desenvolvimento da aptidão de se comunicar com inteligência emocional pode ser realizado através de técnicas de oratória que apresentarão as melhores ferramentas para otimizar a comunicação”, complementa Livia.

Fazer a integração da equipe e otimizar a harmonia e a produtividade é competência de um líder e gestor de sucesso. Um gestor que possui uma ótima comunicação com sua equipe conseguirá que os colaboradores adotem o planejamento estratégico apresentado de forma natural, simplificando os relacionamentos e aproximando as conquistas. “Uma comunicação clara, respeitosa e objetiva auxilia as pessoas a conseguirem lidar melhor com as adversidades, evita o estresse do ambiente de trabalho e aumenta o foco no trabalho em si”, destaca Livia.

Para que tal comunicação inteligente prospere, o líder precisa ser um exemplo e deve oferecer feedbacks aos colaboradores, um diálogo construtivo, encorajando a transformação das ações, implantando as melhorias e auxiliando no desenvolvimento.

Segundo Livia Bello, tornar o ambiente de trabalho mais descontraído e positivo, fortalece a comunicação entre equipes e impacta positivamente a produtividade. “Líderes que desenvolvem esse tipo de comunicação promovem a troca de ideias entre equipes o que é super saudável para elaborar soluções inovadoras e estimula o colaborador a dar o melhor de si para representar a empresa e seus colegas de trabalho”, finaliza a CEO e fundadora da The Speaker

*Agência Brasil

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