Arquivo de Notícias2021 | 2022

A volta do Orkut? site é reativado e receberá novidades em breve, diz fundador

O Orkut foi uma das redes sociais mais populares no Brasil, mas o Google encerrou a rede social em 2014 e apagou todo o arquivo de comunidades em 2017 deixando muitos usuários com saudade. Entretanto, já é possível sentir um gostinho dessa nostalgia com o site do Orkut que foi reativado ontem (27) prometendo novidades em breve.

A página ainda contém uma mensagem disponível em português e inglês onde destaca alguns fatos interessantes sobre a rede social que foi fundada há 17 anos, abrigou 51 milhões de comunidades com 120 milhões de tópicos e 1 bilhão de interações.

A mensagem menciona que as redes sociais devem enriquecer a vida das pessoas com experiências agradáveis, não recolher e vender informações sobre as suas vidas, servir para discurso de ódio e manipulação.

Nossas ferramentas online devem nos servir, não nos dividir. Elas devem proteger nossos dados, não vendê-los. Elas devem nos dar esperança, não medo e ansiedade. A melhor rede social é aquela que enriquece sua vida, mas não a manipula. Eu quero que você seja capaz de ser o seu verdadeiro eu, online e offline. Eu quero que você seja capaz de fazer conexões duradouras. Eu quero ajudá-lo a fazer isso com todo o meu coração.

O trecho parece fazer uma crítica direta às redes sociais da atualidade como o Facebook, onde diversas delas recolhem dados de navegação das pessoas para oferecer anúncios personalizados e, muitas vezes, vendem essas informações para grandes empresas que os utilizam para elaborar produtos e estratégias de marketing.

Embora o texto não dê muitas pistas sobre o que esperar, é possível notar que o logo original da rede social ainda é utilizado na página, o que pode indicar que o projeto pode ser retomado. É interessante mencionar ainda que a página foi reativada logo após a compra do Twitter por Elon Musk, o que pode indicar alguma relação entre os dois fatos.

*informações tudo celular

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here