A Amazonas Energia por meio de uma coletiva de imprensa, que aconteceu nesta segunda-feira,14, esclareceu algumas dúvidas sobre os novos medidores instalados na capital. Após informações divulgadas, informando que o Instituto de Pesos e Medidas do Amazonas (Ipem-Am) revelou que o Sistema de Medição Inteligente contabilizava o dobro do consumo na conta de energia.
Segundo a Amazonas Energia, o Ipem fiscalizou 1.100 medidores de energia em Manaus. Desses, seis estavam cobrando valores acima do normal.
Para esses consumidores que pagaram a mais pelo serviço, o diretor técnico de operação da capital, Rodrigo Moreira, disse que a mesma irá ressarci-los com descontos na fatura.
“Quanto a esses seis consumidores e qualquer consumidor que se sinta lesado, assim que o laudo chega na Amazonas Energia, nós fazemos um cálculo sobre o valor a ser devolvido e esse valor é creditado na fatura, caso ele já tenha pago a fatura, na próxima. Se ele ainda não pagou, a fatura é reemitida com o novo valor” diz Rodrigo.
Rodrigo ainda fala sobre o combate aos famosos “gatos”, o Amazonas tem uma perda de 44% de energia, por conta dos consumidores que não pagam pelo serviço. O diretor explicou que por conta disso a conta do amazonense é 15% mais cara.
“Quando a gente vê que numa unidade consumidora tem alguma irregularidade é lavrado um termo de ocorrência, conforme estabelece a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel); Se o problema foi uma fraude no medidor isso passa pelo Ipem. Mas, se for antes, o medidor não está adulterado, foi desviada a energia antes. E aí a partir disso, a gente entra em contato com o consumidor”.
Entenda sobre o medidor inteligente:
O medidor de energia elétrica é um equipamento de medição regulamentado pelo Inmetro, onde o Ipem tem a responsabilidade de fazer a fiscalização, independente do modelo a ser instalado. O Ipem possui um laboratório de energia, onde todos os equipamentos que são retirados pela empresa Amazonas Energia devem ser submetidos para análises ao Ipem.
O sistema possibilita o aumento na qualidade da energia, pois para a implantação do sistema é realizada reforma de toda a rede da região beneficiada, com utilização de equipamentos e materiais adequados e seguindo as normas técnicas vigentes. Com estruturação da rede e o balanceamento de carga a rede de energia fica mais confiável e com menos interrupção no fornecimento. Isso porque com o monitoramento em tempo real a Distribuidora tem conhecimento de todos os pontos através do sistema podendo agir preventivamente.

A medição inteligente elimina a falha humana, pois o faturamento é feito pelo próprio sistema sem risco de erro na hora da leitura do consumo. Possibilitando mais segurança com o novo sistema, tendo menos interrupções de energia e adequação de cargas de acordo com o funcionamento atual da área, assim como não haverá a ida do leiturista às residências, o que inibirá que terceiros possam se fazer passar por funcionário, evitando golpes e trazendo mais segurança ao cliente.
A religação, solução para quedas de energia e outros problemas serão resolvidos em um prazo muito mais rápido. Tão logo o problema ocorra, 0 sistema já comunica e as equipes já são acionadas para fazer o reparo, isso mesmo antes que o consumidor informe através do 0800.
Junto com a mudança de postes e fiação para implantação da medição inteligente, é necessário que serviços como internet, telefonia e TV a cabo sejam realocados pelas empresas responsáveis. Antes da implantação, a Distribuidora comunica e estabelece com as empresas a programação para que eventuais transtornos sejam corrigidos no menor prazo possível.



