Arquivo de Notícias2021 | 2022

Após afastamento de Prefeito de Tabatinga, Vereadores da oposição querem CPI para investigação de verba destinada a educação.

A Operação Mutüa realizada na última terça feira (13/07) afastou por 90 dias O prefeito de tabatinga Saul Nunes (MDB), e seus servidores. Segundo as investigações, o chefe do Poder Executivo Municipal de Tabatinga/AM, Secretários Municipais e funcionários do alto escalão realizaram licitações fraudulentas com um grupo de empresários locais.

Segundo o Ministério Público o Prefeito de Tabatinga em exercício, escolhia as empresas vencedoras previamente à licitação e, após receber valores do FUNDEB, montava o procedimento licitatório para realização de obras municipais já inauguradas. Ao final, pagava os empresários envolvidos nas fraudes, os quais posteriormente se apropriavam dos valores repassados e devolviam parte do lucro.

Além do prefeito, secretários e funcionários da prefeitura foram afastados por 90 dias de qualquer atividade da prefeitura, o vice prefeito Plinio Cruz assumiu a prefeitura.

Operação Mutüa realizada na última terça feira (13/07) afastou por 90 dias, o prefeito de Tabatinga Saul Nunes e seus servidores Foto: Polícia Federal

O Primeiro Portal conversou com exclusividade com o vereador Deney do partido Progressista-PP/AM sobre o desdobramento da operação Mutüa na câmara, e a possível instauração de uma CPI no município para investigar irregularidades.

No Início da semana houve em Tabatinga a operação Mutüa, onde o prefeito Saul Nunes do MDB foi afastado por 90 dias, como foi para os vereadores essa operação que afastou além do prefeito os funcionários por supostos uso de verbas na educação?

Vereador Deney: A câmara viu isso com uma tremenda satisfação, um desejo não apenas nosso, mas principalmente da população, já que houve muitos absurdos dessa gestão. Somos cinco vereadores da oposição, o prefeito tem dez a seu favor, e isso é uma conquista, porque éramos apenas três da oposição, e conseguimos trazer dentro de um entendimento, mais dois vereadores, para que possamos lutar contra os absurdos, e abusos que ocorre no município de Tabatinga.

O Prefeito foi afastado por 90 dias, o vice prefeito Plinio Cruz já assumiu a prefeitura, após o afastamento?

Vereador Deney: Na quarta feira (14/07) fomos a câmara com o vice prefeito, e também recebemos três policiais federais que levaram o mandado de intimação, informando o afastamento do prefeito e dos doze servidores, tanto o prefeito como os servidores não podem estar circulando nos órgãos da prefeitura. O vice prefeito Plinio Cruz estava aguardando o decreto legislativo para a sua nomeação como atual prefeito do município.

Como está sendo feita a fiscalização dos vereadores na cidade de Tabatinga após a operação Mutüa por supostos desvios da educação?

Vereador Deney: Quando assumimos o mandado no início do ano, começamos ações solicitando informações, do recurso da educação, o FUNDEB, que sempre foi encaminhado pelo governo federal, desde gastos, folhas de pagamentos. Estamos dando continuidade nas solicitações de mais informações, já solicitamos do presidente da Câmara Municipal, Paulo Bardales uma extraordinária para os parlamentares discutirem o assunto, e assim criar uma CPI para investigar ações da prefeitura.

Mas essa extraordinária de acordo com o regimento, tem que ser solicitada pelo prefeito, presidente ou a maioria dos membros. Diante disso estamos aguardando o inicio dos trabalhos na câmara que se inicia no dia 3 de agosto, pois ainda estamos de recesso parlamentar, para realizar essas investigações em cima do recurso do FUNDEB de 2018 ,2019 e 2020. Para que tenhamos em mãos as informações, o inquérito da Policia Federal, para podermos da entrada nos procedimentos de cassação do prefeito, então os vereadores estão com essa iniciativa para que tenhamos mais autonomia e legalidade.

Foto: Vereador Deney partido Progressista-PP/AM Foto: Reprodução

O presidente da Câmara Municipal, Paulo Bardales (Pros), é genro de Saul Bemerguy, isso não seria um problema na criação da Cpi para investigação?

Vereador Deney: Na volta aos trabalhos na câmara, a prioridade dos vereadores é marcar uma extraordinária para a criação da CPI na cidade, temos essa questão que o genro do Saul é presidente da câmara, e por ser genro pode acabar causando vários transtornos, para não acontecer a CPI. Mas nós vereadores estamos atentos, manifestando para a população a situação, apurando e insistir na Cpi.

A operação Mutua desencadeou, e mostrou nacionalmente as denúncias de lavagem, formação de quadrilha, processos licitatórios fraudulentos, que vem acontecendo na prefeitura de Tabatinga, todas essas denúncias o Poder Legislativo tem que tomar uma iniciativa, nós como vereadores estamos buscando instaurar a cpi, mas nós temos esse empecilho onde o presidente da câmara é o genro do prefeito.

Atualmente na câmara são cinco vereadores da oposição, mas uma das vereadoras veio a ser afastada, vamos conversar com o suplente que vai assumir o lugar da vereadora, para que assim nós possamos ter cinco assinaturas para a criação da Cpi em Tabatinga.

A prefeitura de Tabatinga possui ao todo quinze vereadores.

Vereadores de Tabatinga Eleitos em 2020 Foto: Gazeta do Povo

1 COMMENT

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here