O Consulado-Geral da Coreia do Sul em São Paulo emitiu um alerta sobre crimes de extorsão praticados por um homem que se passa pelo ator sul-coreano Park Bo-gum para enganar as vítimas. Segundo o consulado, no último dia 9 de setembro, uma mulher de Ribeirão Preto (SP) relatou ter perdido cerca de R$ 50 mil ao cair no golpe.
Em nota, o órgão explica que a vítima brasileira, fã da cultura sul-coreana, seguiu um perfil falso do ator nas redes sociais e trocou mensagens com o golpista acreditando estar falando com o próprio artista.
Durante a conversa, o golpista afirmou que viria ao Brasil para conhecer a fã, mas que, para isso, precisaria pagar uma multa contratual de R$ 50 mil à empresa que o agenciava.
Ao receber a promessa de que receberia todo o valor de volta futuramente, a vítima arcou com a quantia e, segundo o consulado, acabou se endividando. A suspeita do órgão é de que o criminoso seja um brasileiro.
“Acredita-se que o autor do crime seja um brasileiro que, agindo de má-fé, teria se passado pelo artista. Infelizmente, a vítima caiu no golpe tendo prejuízo financeiro e se endividando”, diz o comunicado.
Investigações
O g1 tenta contato com o consulado sul-coreano para obter informações sobre as investigações do caso e possíveis medidas para amparar a vítima e localizar o golpista, mas até a última atualização desta matéria não obteve retorno.
A reportagem também pediu detalhes à Secretaria de Segurança Pública (SSP), que também não havia se manifestado.
Cuidados
Ainda na mesma nota, o consulado listou dicas de prevenção contra golpes como esse. Veja abaixo:
- Desconfie de perfis de redes sociais que entram em contato apresentando-se como celebridades;
- Artistas coreanos e agências nunca exigem quantias em dinheiro;
- Em caso de suspeita de golpe, faça um boletim de ocorrência ou entre em contato com a Embaixada e/ou Consulado.
“O Consulado manifesta a sua estima a todos os fãs da cultura coreana, e os alertas para que tomem precauções, evitando serem vítimas de golpes”, completa.
*G1



