Arquivo de Notícias2021 | 2022

‘Colocaram a arma na minha cabeça, deram coronhada e me chamaram de vagabundo’, diz motorista

“Colocaram a arma na minha cabeça, deram coronhada e me chamaram de vagabundo”, disse o motorista de ônibus Marcelo Fernando de Souza, 38, ao sofrer um assalto, que durou apenas dez minutos na Zona Sul de Manaus. Segundo ele, o roubo a mão armada ocorreu enquanto ele chegava no final da linha 612 no bairro Petrópolis.

Marcelo é mais um dos condutores do transporte coletivo de Manaus que sofre na mão de criminosos. De acordo com Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Estado do Amazonas (SINETRAM), de janeiro a outubro deste ano, 1.663 roubos foram registrados nos ônibus da capital amazonense.https://www.smartadserver.com/ac?siteid=482434&pgid=1518426&fmtid=65810&tgt=foo%3Dbar&tag=sas_65810&out=amp-hb&isasync=1&pgDomain=https%3A%2F%2Fwww.acritica.com%2Fmanaus%2Fcolocaram-a-arma-na-minha-cabeca-deram-coronhada-e-me-chamaram-de-vagabundo-diz-motorista-1.289920&tmstp=0-13750125084208907076&__amp_source_origin=https%3A%2F%2Fwww.acritica.com

O Sinetram também revela que o mês que mais aconteceu assaltos aos coletivos foi em junho, quando foi registrado 204 roubos e ocasionou o prejuízo de R$ 39,9 mil as empresas.

O sindicato também informou que os roubos geraram em dez meses deste ano um prejuízo de R$ 287.033,86 as empresas que prestam serviço de transporte a população.

Ainda conforme o motorista Marcelo Fernando, durante o assalto, os criminosos chegaram em um veículo de modelo Ônix, levaram toda a renda e o celular dele. 

“Os roubos acontecem diariamente  em diversas linhas de ônibus na cidade. Não tem um dia que as linhas 126 e 326 são roubadas na comunidade Campos Sales (Tarumã). Os caras já entram no ônibus anunciando o assalto e levando os pertences de todos. Ninguém tem sossego”, desabafou um outro motorista, que pediu para não ter o nome divulgado, por medo de represálias.

Momentos de terror

Nesta sexta-feira (23), três homens, ainda não identificados, entraram dentro de um ônibus na avenida Leonardo Malcher, no Centro, anunciaram o roubo, levaram toda a renda do
coletivo e pertences de passageiros.“Essa é a sétima vez que acontece um assalto quando eu estou trabalhando dentro de um ônibus. É complicado, pois registramos o roubo, mas fica difícil de conseguir recuperar o nosso bem”, disse o cobrador Rosinaldo Araújo, 33.

Empresas mais assaltadas

Um levantamento do Sinetram revela que a empresa de ônibus que mais acontece assalto em Manaus é a Integração Transportes com 834 assaltos registrados nos últimos dez meses, em segundo lugar a Viação São Pedro com 241 roubos e em terceiro lugar a Vegas Manaus com registro de 196 crimes dessa natureza.

Desde o domingo (18) agentes de segurança da nova Guarda Municipal estão acompanhando as rotas de ônibus com maior incidência de assalto, com o objetivo de identificar o modus operandi, buscando, assim, reduzir os números de ocorrências no transporte público, dando apoio às ações de segurança da Polícia Militar.

Na terça-feira (20), guardas municipais prenderam em flagrante um jovem, de 19 anos, que estava roubando a linha 640. Ele foi encaminhado ao 6º Distrito Integrado de Polícia (DIP), onde foi autuado por roubo.

Segurança Pública

Dados da Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM) revelam que de janeiro a maio foram registrados 680 roubos a coletivos em Manaus. Segundo a pasta do Estado, o quantitativo é referente aos assaltos a renda do ônibus e não a de passageiros.

De acordo com a polícia, o patrulhamento ostensivo e as operações catraca tem diminuído o índice de roubos no transporte coletivo da capital amazonense.

Ufam firma acordo

Os constantes casos de assaltos a ônibus dentro do Campus da Universidade Federal do Amazonas (Ufam) fizeram os universitários se manifestarem e cobrar da reitoria e das autoridades medidas para coibir os crimes. 

Devido a isso, a Secretaria de Segurança Pública (SSP-AM), firmou um acordo de cooperação técnica com a Ufam para reforçar a segurança na área da instituição.

A construção do documento foi definida, na tarde do último dia 6 de dezembro, durante reunião entre membros da instituição de ensino e de órgãos de Segurança Pública, no Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), na zona sul de Manaus.

 O secretário da SSP, general Carlos Alberto Mansur, disse que o encontro ocorreu após determinação do governador Wilson Lima, em atendimento a uma solicitação do reitor da Ufam, Sylvio Puga.“Vamos trabalhar, também, na área da Inteligência para verificar quais são as quadrilhas que estão atuando nessa área de roubo a ônibus que entram na universidade”, disse o secretário Mansur.

A Ufam tem mais de 19 mil alunos matriculados e cerca de 80% dos estudantes utilizam transporte público, de acordo com Karime Bentes, diretora de assistência estudantil. “O resultado dessa reunião vai trazer uma sensação inicial de segurança”, disse.

*A crítica

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here