A data foi criada oficialmente na Austrália, em 2004, quando o jovem Juan Mann resolveu sair pelas ruas de Sydney com uma placa escrito “Free Hugs Campaign“, que tinha como objetivo oferecer abraços de graça para as pessoas que passavam. O australiano justificou a atitude dizendo que “às vezes, um abraço é tudo o que precisamos”. A ação ganhou repercussão no mundo inteiro e, desde então, se tornou oficialmente um dia simbólico.
A campanha ficou famosa quando Juan ofereceu um abraço ao líder da banda Sick Puppies, que o chamou para gravar um videoclipe com o grupo. Depois, a iniciativa se popularizou e começou a ser realizada em outros países.
Em Portugal, o “Leiria Happiness Day“, campanha inspirada na de Juan, promove abraços gratuitos em locais bem movimentados todos os anos, no dia 22 de maio. Isso ocorre desde 2007.
Outros países como a Espanha e o Brasil também adotaram essa iniciativa na mesma data. Assim, todos têm a oportunidade de dar e receber um abraço.
Você sabia que o abraço tem um poder enorme? Isso porque o ato faz com que ocorra a liberação de ocitocina, também considerado o “hormônio do amor”, assim estimulando os centros de prazer e atuando como um facilitador de vínculos. Então, caso esteja com vontade de abraçar alguém, não perca tempo! Aliás, hoje (22/5), é também o Dia Mundial do Abraço.
*Claudia Abril



