No Catar, a Conmebol segue pressionando a Fifa para levar a Copa do Mundo de 2030 para a América do Sul, como forma de comemoração pelos 100 anos da competição.
A ideia é levar o Mundial de volta para o continente onde tudo começou em 1930, no Uruguai. Caso a Fifa acate o desejo da entidade, além do Uruguai, outros três países também vão receber a competição: Argentina, Chile e Paraguai.
“Se o Mundial de 2030 for em outro lugar, vamos perder uma oportunidade histórica de festejar o centenário da Copa Mundo”, declarou Alejandro Domínguez presidente da Conmebol, no domingo (11/12), no Catar, onde acompanha esta edição do Mundial.
Vale destacar que a escolha das sedes para a Copa do Mundo de 2030 vai acontecer apenas em 2024 em votação feita pelas 211 associações nacionais de futebol.
A maior concorrente da Conmebol é a Uefa, que briga para levar a a competição para a Europa. O desejo da entidade é que o Mundial seja disputado na Espanha, Portugal e Ucrânia.
Mesmo com essa concorrência, a Conmebol e a Uefa são parceiras em diversos projetos e estão politicamente alinhadas em oposição à Fifa.
*Metrópoles



