Arquivo de Notícias2021 | 2022

Enfermeiras relatam experiência de trabalhar durante pandemia

Em alusão ao dia do enfermeiro, comemorado neste dia 12 de maio, enfermeiras relatam o amor e dedicação para a profissão essencial para o sistema de saúde. Durante a pandemia, esses profissionais se tornaram ainda mais essenciais por estarem na linha de frente de combate ao coronavírus, realizando os primeiros atendimentos e dando todo o suporte para que os pacientes.

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), os enfermeiros representam mais da metade dos profissionais da saúde que estão em atuação. Mesmo correndo o risco de infecção por covid-19, enfermeiros do mundo inteiro se dispuseram a combater as problemáticas causadas pelo vírus e no Amazonas não foi diferente.

Uma das profissionais é a enfermeira Caroline de Oliveira Muniz, 27, que se formou e iniciou a atividade na área da enfermagem quando a pandemia já havia iniciado. Atuando em um hospital público em Manaus, ela teve que sair de casa e ir morar com uma tia para ter o mínimo de contato com alguns familiares que são do grupo de risco e vivenciou a triste realidade de perder pessoas próximas devido a complicações causadas pelo coronavírus. A dificuldade e o medo aumentaram quando no inicio deste ano, um familiar foi diagnosticado com a doença durante a crise da falta de oxigênio que ocorreu em Manaus em janeiro deste ano.

“Mesmo sabendo que eu vir com essa missão de cuidar, muitas vezes a gente teve esse sentimento de querer abandonar tudo, de voltar pra casa”

Apesar de Caroline ter iniciado a experiência profissional em meio a uma crise na saúde, a enfermeira diz ser grata e amar a profissão que escolheu. “E mesmo diante de toda essa situação, das tristezas e, graças a Deus, das alegrias, é uma profissão muito gratificante pra mim. Eu amo o que faço e não trocaria por nada desse mundo”

Rotina da enfermeira Carolina – Foto: Arquivo Pessoal da

A enfermeira Liliane Soares, 30, também teve a rotina alterada por causa da pandemia. Liliane destaca que se viu diante do desafio de ter que se afastar da família por prevenção. Ela conta que mesmo após mais de um ano de pandemia, ainda não conseguiu se adaptar bem a nova fase. Entre os maiores desafios profissionais, Liliane destaca que foi a separação do filho, pois na época em que a pandemia começou, seu filho tinha apenas dois anos de idade e o afastamento foi necessário para evitar o risco de contaminação.

Segundo relatos de Liliane, a enfermeira passava 24 horas no plantão. No trabalho ao cuidar de casos graves de Covid, a enfermeira conta que passava o dia pensando no filho e na mãe que faz parte do grupo de risco.

“É uma fase muito difícil e estou entrando em uma nova fase ainda, porque não foi fácil e nem tá sendo fácil enfrentar essas perdas”

Foto: Arquivo Pessoal

No dia dos profissionais de enfermagem, Liliane ressalta a importância dos cuidados que devem ser mantidos contra a Covid-19 para evitar contaminações. “Antes não tinha essa preocupação ao ter contato com essas pessoas, e nem o que tocava. Agora, nessa pandemia que ainda vivemos, devemos ter cuidado em cada detalhe”.

Com a descoberta de novas variantes com maior potencial de contágio, a importância do profissional de enfermagem é cada vez mais essencial na prevenção e conscientização das doenças infecciosas. Durante todo o atendimento, esses profissionais usam um conjunto completo de equipamentos de proteção individuais (EPI), como máscaras e luvas.

A data

A data foi escolhida em homenagem ao aniversario da britânica Florence Nightingale, pioneira da enfermagem moderna, que nasceu no ano de 1820. Em uma época onde as mulheres eram destinadas exclusivamente ao casamento e à maternidade, Florence optou pela enfermagem. Responsável por organizar uma equipe de 38 enfermeiras voluntarias que foram para o front da Guerra da Crimeria (1853-1856) e pela implantação de diversas praticas na área em que atuava como a pratica de lavar as mãos, apresentada por ela no livro lançado em 1860, Notas sobre Enfermagem, Florence é considerada a mãe da enfermagem moderna.

No Brasil, se comemora entre os dias 12 e 20 de maio, a Semana da Enfermagem, em homenagem à baiana Ana Néri. Nascida em dezembro de 1814, Ana Ferreira Justina Néri, ficou conhecida por deixar sua vida tranquila para servir como voluntária na Guerra do Paraguai (1865-1870), cuidando dos soldados brasileiros feridos.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here