Olá habitantes do multiverso da nerdice! Esta semana vamos celebrar os 35 anos do que muitos chamam, ‘a obra definitiva’ dos quadrinhos: Watchmen.
E a coluna de hoje é uma continuação do nosso podcast de ontem, no Terra 92 Cast tive a honra de receber meu amigo, Ricardo Mendonça, um cara que entende muito de quadrinhos e de action figures, onde conversamos sobre a importância da obra de Alan Moore. Então, ouça nosso podcast no Spotify, leia nossa coluna e celebre conosco os 35 anos de Watchmen.
HERÓIS PARA ADULTOS

1986 foi um ano divisor de águas para a história dos quadrinhos. Dois lançamentos mudaram para sempre a indústria: Cavaleiro das Trevas de Frank Miller e Watchmen de Alan Moore. Estas duas obras inauguraram a era dos quadrinhos voltados para um público mais adulto.
Depois de décadas de quadrinhos voltados para o público infanto-juvenil, a DC Comics trouxe duas estrelas da Marvel para seus quadros e deu à eles a liberdade criativa para que criassem uma nova visão dos super heróis. Frank Miller que fez muito sucesso com o Demolidor na Marvel, escolheu o herói mais icônico da DC para realizar sua obra absoluta e assim surgiu uma minissérie em 4 capítulos, intitulada Dark Knight Returns. O ‘mago’ Alan Moore após criar uma série de sucesso com um personagem obscuro da DC, o Monstro do Pântano, tornando-o um sucesso de público, resolveu aceitar este novo desafio.
Moore queria trabalhar com uns personagens recém adquiridos pela DC Comics de uma pequena editora chamada Charlton Comics, dentre eles estavam O Pacificador, Besouro Azul, dentre outros. A DC já tinha planos para estes personagens e pediu que Moore criasse seus próprios personagens, daí surgiu Watchmen, que foi publicada em formato de minissérie em 12 capítulos e além dos roteiros de Alan Moore, contou com a arte magnífica de Dave Gibbons.
REALIDADE ALTERNATIVA

Watchmen se passa em uma realidade alternativa, onde os vigilantes operam desde os anos 30, com um grupo chamado Minutemen. Com o passar dos anos e diversos escândalos, os vigilantes foram proibidos de atuar, muitos deles voltaram à sua vida normal, enquanto outros continuaram a atuar junto ao governo dos EUA. Dois deles em especial, o Comediante e o Dr. Manhattan.
Com a ajuda do Dr. Manhattan e do Comediante, os EUA ganharam a guerra do Vietnã e Richard Nixon, presidente à época, se perpetuou no poder e o escândalo de Watergate nunca chegou a ser revelado. Ambientado no auge da guerra fria, Watchmen começa com a morte do Comediante, que intriga seu antigo companheiro de equipe Rorschach, que começa a investigar a morte do seu “amigo”.

Durante sua investigação, Rorschach descobre umaa verdadeira conspiração que levou o Comediante à loucura: Ozymandias, um de seus antigos companheiros de combate ao crime, que ficou bilionário após deixar a carreira de Vigilante, utilizou sua grande fortuna em um plano genocida para acabar de vez com a Guerra Fria. Adrian Veidt, o Ozymandias, utilizou sua fortuna para criar uma forma de terminar o conflito e para isso desenvolveu um complexo plano. Ele levou centenas de especialistas em genética para sua ilha particular, onde desenvolveram um monstro gigante que foi teletransportado para os Estados Unidos, matando milhões de inocentes. Ao ver uma ameaça em comum tão grande, Estados Unidos e União Soviética se uniram para acabar com o monstro, acabando assim com a Guerra Fria. Para Ozymandias, a morte de milhões de inocentes era aceitável, pois acabaria com a guerra entre as duas potências e assim salvaria bilhões de outras vidas no planeta ameaçado pela guerra nuclear.
DR. MANHATAN, A REPRESENTAÇÃO DE ALAN MOORE DO SUPERMAN?

Em Watchmen, o único ser com superpoderes é o Dr. Manhattan, todos os outros personagens são seres humanos comum. Jonathan Osterman era um físico nuclear que durante um experimento, foi completamente desintegrado e voltou à vida na forma de Dr. Manhattan, um ser feito de energia, com poder de modificar os átomos. Quase um semideus, Manhattan vai perdendo sua humanidade ao longo da história, ele não tem mais empatia pelos humanos e vai se isolar em Marte. Porém, Manhattan retorna à terra no meio da confusão do monstro gigante e tem importante participação no desfecho da trama. Ao descobrir o plano de Ozymandias, Manhattan decide acobertar o vilão e acaba matando Rorschach, que juntamente com o Coruja estavam tentando impedir Ozymandias. Dr. Manhattan diz que revelar a verdade seria muito mais destrutivo à humanidade e acaba concordando com o vilão, após eliminar Rorschach, Manhattan simplesmente volta para o seu isolamento, revelando ainda mais sua indiferença pelos humanos.
Muitos dizem que o Dr. Manhattan é a representação feita por Alan Moore do Superman. Que na visão de Moore, um ser superpoderoso simplesmente não se importaria mais com a humanidade, ao contrário do que é a essência do Superman nos quadrinhos.
WATCHMEN DE ZACK SNYDER E OUTROS DERIVADOS.

Em 2009, Watchmen ganhou uma adaptação para o cinema pelas mãos do, na época, estreante, diretor Zack Snyder. A adaptação de Watchmen para o cinema é belíssima, mas desagradou aos fãs mais radicais por mudar justamente o final da história. Para tornar a história mais contemporânea e palatável para o grande público, Zack em vez de desenvolver a complexa história do monstro gigante que seria teletransportado para Nova Iorque, simplesmente trocou a ameaça por uma bomba atômica…eu achei sensacional, afinal, Guerra Fria, ameaça nuclear, para mim teve um ótimo efeito.

Como eu disse antes, Watchmen foi um divisor de águas no mundo dos quadrinhos e sua influência na cultura pop é muito grande até os dias de hoje. A DC Comics já fez uma série spin-off contando a origem de cada personagem, chamada simplesmente de Antes de Watchmen, mais recentemente em 2017, ela resolveu incorporar de vez o universo de Watchmen ao seu universo regular com uma minissérie também em 12 capítulos, chamada o Relógio do Juízo Final, só que agora escrita por Geoff Johns e desenhada por Gary Frank, onde os personagens de Watchmen se encontram com os heróis da DC e no final há o grande embate entre Dr. Manhattan e o Superman!

Mas o sucesso de Watchmen não para por aí, em 2019 a HBO lançou uma série de Tv em live action que se passa no universo de Watchmen e conta como este universo está trinta e poucos anos mais tarde. A série é uma obra de arte e vale muito a pena ser conferida, ela está disponível no streaming HBO Max.

Vale a pena lembrar que o ‘mago’ Alan Moore não tem mais envolvimento com a DC Comics, ou mesmo com os personagens de Watchmen e hoje em dia se dedica a escrever livros e romances.
É isso aí, meus amigos. Espero que tenham curtido este especial sobre Watchmen, que começou ontem no nosso podcast, Terra 92 Cast, e se completa hoje com a coluna Terra 92. Watchmen é uma das obras absolutas dos quadrinhos, juntamente com Cavaleiro das Trevas e merecia nossa reverência. Obrigado a todos que nos acompanham e até semana vem com mais um Terra 92. E lembre-se: Quem vigia os Vigilantes?