Olá habitantes do multiverso da nerdice, sejam bem-vindos à mais uma coluna Terra 92. Nesta semana chega aos cinemas mais um filme da quarta fase do MCU (Marvel Cinematic Universe), na verdade seria o primeiro filme da quarta fase, já que Viúva Negra é um filme homenagem que pouco adicionou ao MCU, além de apresentar a Yelena Belova.
O herói da vez a ser introduzido no vasto universo da Marvel nos cinemas é Shang-Chi, ou Mestre do Kung-Fu para os íntimos, na coluna de hoje vamos falar mais sobre a origem e os poderes do personagem. Então amarre sua faixa na cabeça, pegue seu nunchaku e vumbora!
A INSPIRAÇÃO EM BRUCE LEE

Era finalzinho da década de 60, início da década de 70 e os filmes de artes marciais eram uma verdadeira febre nos Estados Unidos e faziam muito sucesso devido ao grande astro, Bruce Lee. O sucesso dos filmes de artes marciais era tão grande que levou a Warner Bros a produzir uma série chamada Kung-Fu, estrelada por David Caradine, ela conta a história de um rapaz mestiço, Kwai Cane, filho de pai americano e mãe chinesa, que após ser treinado por monges na China, vem aos Estados Unidos em busca de seu irmão em pleno Velho Oeste. Curiosamente, anos antes, Bruce Lee tinha apresentado uma ideia parecida para a Warner que na época recusou, pois Lee queria ser o protagonista da série e a Warner queria um ator mais “ocidental”, digamos assim.
Querendo surfar no sucesso dos filmes de artes marciais, a Marvel tentou licenciar a série Kung-Fu para adaptá-la aos quadrinhos, mas por ser da Warner, ela era propriedade da DC Comics.
Aí sabe como é, né? No mundo nada se cria, tudo se copia…a Marvel em 1973 lança o seu personagem “original” Shang-Chi, nas páginas de Marvel Special Edition #15. Criado pelo roteirista Steve Englehart e pelo icônico artista Jim Starlin (criador do Thanos), Shang- Chi também é um mestiço filho de mãe americana e pai chinês, só que seu pai é nada mais nada menos que o vilão Fu-Manchu, famoso personagem de histórias Pulp criado pelo escritor Sax Rohmer no início do século 20 e cujo os direitos de publicação a Marvel tinha adquirido.

Shang-Chi foi criado por seu pai isolado do mundo, pois Fu-Manchu não queria que seu filho soubesse quem ele era na verdade. Durante toda sua vida ele foi treinado em todas as artes marciais, por diversos mestres, para se tornar uma verdadeira arma viva. Quando se tornou adulto, Shang-Chi pôde finalmente começar a servir aos propósitos do pai e Fu-Manchu o mandou à Londres para assassinar um antigo desafeto. Chegando lá, Shang-Chi se deparou com um velho moribundo e mesmo sendo contra, cumpriu a missão que lhe foi dada pelo pai. Quando estava indo embora ele foi surpreendido por Sir Denis Nayland Smith, arqui-inimigo de seu pai, que acabou revelando a verdadeira história de que Fu-Manchu era um vilão mundialmente conhecido, que tinha descoberto o segredo da juventude eterna e tinha a ambição de dominar o mundo. Abalado com esta revelação, Shang-Chi viaja até a América onde confronta sua mãe que acaba por confirmar toda a história, a partir daí Shang-Chi rompe laços com seu pai e começa a combatê-lo, se aliando à agentes do serviço secreto Inglês, o MI-6.
A inspiração no astro Bruce Lee que já era evidente, ficou escancarada quando em 1974 Jim Starlin, deu lugar a Paul Gulacy que incorporou de vez as feições de Bruce Lee ao personagem como forma de homenageá-lo, já que Bruce faleceu 6 meses antes da estreia de Shang-Chi nos quadrinhos.

O sucesso do personagem foi imediato e a revista que antes se chamava Marvel Special Edition, passou a se chamar The Hands Of Shang-Chi: Master of Kung Fu e teve 125 edições, durando quase 10 anos. Ao contrário do que acontece com a maioria dos quadrinhos, a história de Shang-Chi em sua revista teve um encerramento, onde ele chega a derrotar seu pai e então vai viver como um simples camponês.
LIMBO E RESSURGIMENTO

Durante a década de 80 e 90, Shang-Chi ficou esquecido na Marvel, fazendo uma aparição esporádica em alguma aventura. Somente em 2007 o personagem ressurge através da iniciativa Marvel Now, fazendo parte de um grupo chamado Heróis de Aluguel que contava com a participação de duas personagens bem conhecidas atualmente, Colleen Wing e Misty Knight (da série do Punho de Ferro da Netflix). Em 2010, Shang-Chi entra para Os Vingadores Secretos e sua origem passa por vários retcons (continuidade retroativa, ou seja, alteração de fatos previamente estabelecidos) para adequar o personagem à nova realidade da Marvel que havia perdido o direito de usar o personagem Fu-Manchu, seu pai passa então a ser um misto de mago e demônio chamado Zheng Zu, nesse arco de história também é criado o ‘superpoder’ de Shang-Chi que se torna capaz de criar várias cópias suas que atuam de forma independente. A partir daí as histórias de Shang-Chi se tornam mais místicas, deixando a espionagem de lado, partindo para o lado da magia e do sobrenatural.
O NOVO HERÓI DO MCU

Essa nova versão de Shang-Chi nos quadrinhos é o que parece nortear sua chegada ao MCU. Mais uma vez o herói vai ter sua origem alterada, agora ele será filho do vilão Mandarim (não, não aquele fake do Homem de Ferro 3, o Mandarim mesmo!) e sua história parece repleta de magia e superpoderes como sugere o título: A Lenda dos Dez Anéis.
Uma curiosidade sobre este filme é que o ator Simu Liu na época que começou a se especular sobre um filme do Shang-Chi, tweetou para a Marvel se oferecendo para o papel…testes de elenco depois, eis que Simu Liu viverá o Shang-Chi nas telonas.
E sim, Shang-Chi e a Lenda dos Dez Anéis estreia no dia 2 de setembro somente nos cinemas. Desta vez a Disney não disponibilizará o filme através do Premier Access do Disney Plus. Este filme vem cercado de expectativas, pois é o primeiro filme da Marvel a ter um protagonista e elenco asiático, é o ponta pé da fase 4 do MCU e se ele não for bem em bilheteria, pode significar o adiamento de outros filmes da Marvel, a começar pelos Eternos.
A crítica especializada já teve acesso ao filme e todas as primeiras impressões dizem que o filme é ‘espetacular’, recheado de participações que não vazaram e é super importante para o futuro do universo da Marvel nos cinemas.
Então meus amigos, pegue sua máscara, seu álcool gel e vá ver Shang-Chi e a Lenda dos Dez Anéis no cinema. Espero que tenham gostado de saber mais sobre este personagem que é um dos meus favoritos de infância. Até semana que vem, não esqueçam de ouvir nosso podcast Terra 92 Cast no Spotify e keep fighting!
