Arquivo de Notícias2021 | 2022

Tite se esquiva sobre escalação da Seleção, mas diz: “Ponto de equilíbrio está no meio-campo”

Os jornalistas bem que insistiram, mas Tite se esquivou das perguntas e não quis antecipar a escalação da Seleção para a estreia na Copa do Mundo do Catar. O Brasil enfrenta a Sérvia, nessa quinta-feira, às 16h (de Brasília).

Nessa quarta-feira, em sua primeira entrevista desde que a Seleção iniciou a preparação para o Mundial, Tite disse que o mistério sobre os 11 titulares visa não fornecer informações que possam ajudar o adversário.

– A equipe não vou definir, para não dar ao adversário a oportunidade de saber. As variações vocês sabem e não vou falar. Eu faço escolhas, agrado a uns e outros, não. Isto é da escolha e da função do técnico, mas os atletas do meio para frente se escolheram também. Em cada clube eles estão com protagonismo e qualidade excepcionais – esquivou Tite.

– É a equipe que tem percentual de gols altíssimo, que toma com clean sheet, não tomou gols em 22 dos 29 jogos em Eliminatórias. Não acredito em encher de atacantes nem de encher de defensor. Eu entendo que o ponto de equilíbrio está no meio-campo, nas movimentações. E aí, sim, ter uma equipe equilibrada – completou.

Tite fechou o treino da última terça-feira e permitiu que a imprensa acompanhasse apenas o aquecimento das atividades de segunda e dessa quarta-feira. Apesar do sigilo, a reportagem apurou que a seleção brasileira terá uma escalação inédita para a estreia no estádio Lusail. O técnico optou por escalar Vini Jr como titular da ponta esquerda do ataque e deslocar Lucas Paquetá para o meio de campo, ao lado de Casemiro.

Tite ainda falou sobre a oportunidade de seguir na Seleção mesmo após a eliminação para a Bélgica nas quartas de final da Copa do Mundo de 2018. Ele se disse mais tranquilo desta vez.

– É uma quebra de paradigma. O Brasil tem uma tradição forte, o gosto pelo futebol, a paixão pelo futebol. Tenho consciência exata. Me dá paz para fazer um trabalho de início, meio e fim e uma chance maior de sucesso. Talvez tenha sido privilegiado, em lugar que outros técnicos poderiam estar. Recebi uma mensagem do Abel, um campeão do mundo que poderia estar aqui, Paulo Autuori. Quis o destino eu estar aqui – comentou Tite.

– Estou um pouco mais leve, mais em paz, mais Adenor.

Durante a coletiva, Tite passou a bola para seu auxiliar Cléber Xavier responder sobre as mudanças táticas da Seleção:

– Todo mundo acompanha todo mundo, temos dois modelos, mas a gente trabalha muito com ajustes estratégicos táticos. E o tempo curto de trabalhar antes de cada jogo aproveitamos com treinos bem didáticos. Em Turim, trabalhamos os conceitos gerais para todos os atletas, reforçando nossas ideias e, a partir da chegada aqui, em cima dos defeitos e qualidades da Sérvia. Temos possibilidade de mudanças, além de clima, tem ajustes e mudanças. Estamos seguros e tranquilos para levar a campo.

Se nenhum imprevisto acontecer, o Brasil vai a campo contra a Sérvia com: Alisson, Danilo, Marquinhos, Thiago Silva e Alex Sandro; Casemiro e Lucas Paquetá; Raphinha, Richarlison, Neymar e Vini Jr.

*G1

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here