Na manhã desta segunda-feira (14), durante a sessão plenária na Câmara Municipal de Manaus (CMM), foram realizadas homenagens aos cidadãos que se destacaram nas doações de sangue do Amazonas, em alusão ao Dia Mundial do Doador de Sangue, comemorado nesta segunda-feira (14).
Certificados de honra ao mérito foram entregues a doadores de plaquetas e doadores de sangue dos níveis ouro, que possuem entre 25 e 50 doações e diamante que possuem mais de 50 doações.
O presidente da CMM, vereador David Reis (Avante), agradeceu aos doadores e afirmou a importância do ato.
“Todo o incentivo que pudermos fazer, eu irei fazer para que possamos juntos, somarmos e lutarmos pela vida daqueles que precisam desse gesto tão importante, de um valor imensurável que é justamente o ato de doação de vida, através da doação de sangue”, disse o vereador.
Desde o início da pandemia da covid-19, a Fundação Hospitalar de Hematologia e Hemoterapia do Amazonas (Hemoam) registou níveis críticos em seus estoques de sangue, consequência da disseminação do coronavírus.
De acordo com o Hemoam, em 2020, foram coletados 4,6% menos bolsas de sangue do que em 2019, considerado metade do volume ideal de estoque.
No ano de 2021, as campanhas de incentivo a doação foram intensificadas principalmente no ‘Junho Vermelho’ que é o mês de conscientização sobre a importância da doação de sangue.



