A COVID-19 ainda é uma grande preocupação mundial. Mesmo com a vacinação acontecendo, e com uma queda significativa de casos em alguns países, o Brasil ainda sofre bastante com as consequências que essa doença pode causar. A verdade é que ainda é preciso manter os cuidados para evitar a transmissão e contaminação da COVID-19, uma vez que nunca se sabe quem está contaminado ou não com o vírus. O vírus pode ser transmitido por contato direto ou indireto com as mucosas de olhos, nariz e boca. Assim, cuidados bucais também podem ajudar a evitar a contaminação, dentre eles:
- Escovar os dentes com frequência, envolvendo também a escovação da língua, pode ajudar a reduzir a carga viral na boca.
- Não armazenar as escovas no mesmo recipiente de seus familiares e em ambientes úmidos. Mantê-la sempre seca e protegida.
- Após a escovação, a escova se torna contaminada e pode ser um reservatório de microrganismos. Por isso, a desinfecção da escova é sugerida com a imersão da escova em soluções contendo óleos essenciais por 20 min. Para o cabo da escova, fazer a desinfecção com álcool 70% por 1 mim.
- Evitar dividir o mesmo tubo de creme dental pelos membros da mesma família, pois pode ser um veículo de contaminação.
- Após a escovação, realizar a lavagem de mãos com água e sabão ou usar álcool em gel 70%.
Lembre-se que além dos cuidados bucais, as medidas gerais recomendadas são: uso de máscaras faciais, distanciamento social, higienização das mãos com água e sabão ou uso de álcool em gel 70%, limpeza e desinfecção de ambientes, isolamento de casos suspeitos e confirmados, quarentena dos casos de COVID-19 e vacinação seguindo o plano nacional de operacionalização da vacinação. Caso tenha algum sintoma, evite o uso de medicamentos sem nenhuma prescrição e procure sempre orientações médicas primeiro.
Fonte: @oral_science/ https://coronavirus.saude.gov.br

Por May Noronha
Cirurgiã-dentista (UEA)
Mestre em Odontologia (UNICAMP)
Doutoranda em Clínica Odontológica (UNICAMP)
Instagram: may_noronha, oral_science




Adoro essa coluna, parabéns ao Primeiro Portal!