Arquivo de Notícias2021 | 2022

O FILHO DO SUPERMAN É BI, E DAÍ?

Olá habitantes do multiverso da nerdice, hoje a coluna vai tocar em um assunto delicado, porém “desnecessariamente polêmico. De antemão, digo que tudo que está escrito aqui é uma visão pessoal, afinal a coluna é escrita e assinada por mim, Patrick Okada.

Jon Kent, o novo Superman. Imagem: DC Comics.

Vamos lá…acompanhando tudo o que acontece no mundo dos quadrinhos eu já sabia que lá nos Estados Unidos o filho do Superman, Jonathan Kent, iria assumir sua bissexualidade. Jonathan é filho de Clark Kent e Lois Lane, desde pequeno ele manifestou seus superpoderes e durante muito tempo suas aventuras como o “super-filho” foram publicadas pela DC, após acompanharmos sua infância e adolescência, vimos Jon se tornar um jovem adulto. Em julho deste ano a DC resolveu promovê-lo ao posto de Superman oficial do universo DC, enquanto seu pai está envolvido em um crossover com heróis de uma outra editora. Desde então, a revista do Superman passou a se chamar Superman: Son Of Kal-El (traduzindo: Filho de Kal-El, que é o verdadeiro nome do Superman, Clark Kent é seu nome terráqueo), uma clara referência à Jonathan.

O escritor da nova revista, o aclamado roteirista Tom Taylor, viu aí uma oportunidade de dar ao novo Superman uma representatividade que seu pai não tinha. Então na edição de novembro da revista Son Of Kal-El, que chega às comic shops americanas daqui a algumas semanas, Jonathan assume sua bissexualidade ao se envolver com um jovem jornalista.

Qual não foi minha surpresa ao ver esta notícia ir parar nos grandes jornais das grandes emissoras de tv, sites de fofoca e até nos ‘grupos de zap zap das tias’ . De repente o ‘Superman bissexual’ estava em todo lugar e até meus amigos e pessoas aleatórias ao mundo da cultura pop, vieram me questionar sobre o assunto…e eu só sabia encolher os ombros e dizer: Ué?

Como diz o título da coluna: O filho do Superman é bi, e daí? Estando em 2021, me admira este assunto ser ainda um tabu. Vários heróis ao longo de décadas, assumiram sua homossexualidade ou bissexualidade, eis aqui alguns exemplos:

Estrela Polar, membro fundador da Tropa Alfa, Wiccano e Hulkling (lembra que uma revista em quadrinhos foi censurada pelo Prefeito do Rio de Janeiro há uns anos atrás? Pois é, era o casamento do Wiccano, que é um dos filhos da Feiticeira Escarlate e do Visão), Arlequina e Hera Venenosa, Batwoman, John Constantine, Homem de Gelo dos X-Men e se você parar pra pensar…A Mulher-Maravilha vem de Themyscira, uma ilha onde só vivem mulheres.

Arlequina e Hera Venenosa. Imagem: DC Comics 

Sabe o que mais de três décadas como fã de quadrinhos me ensinaram? Que as histórias de heróis falam sobre tolerância, superação…que o maior poder deles é de nos inspirar, nos servir de exemplo para que superemos nossas limitações, sejam elas físicas, mentais, ou mesmo de caráter. Afinal, quem é o Superman? Um alienígena que tenta se ajustar a um mundo que não é o dele, um mundo o qual ele poderia facilmente dominar, mas ele escolhe ser ‘tolerante’ e ajudar estes seres que muitas vezes o perseguem…quem é o Batman? Um cara comum que procurar superar seus traumas e medos, ajudando pessoas, combatendo o crime, trazendo justiça para àqueles cujo o Estado não consegue proteger…quem é o Demolidor? Um cara que perde sua visão e tem seus outros sentidos amplificados por um acidente com uma substância radioativa…Quem são os X-Men? Um grupo de jovens desajustados, comandados por um senhor em uma cadeira de rodas e que sofrem preconceito da humanidade por serem “diferentes”…quem é o Homem-Aranha? Um adolescente que ganha superpoderes e por causa de sua soberba, acaba deixando seu tio morrer, o que o leva a refletir que “com grandes poderes, vêm grandes responsabilidades”…será que eu me fiz entender?

Jon e Jay. Imagem: DC Comics

O filho do Superman ser bi, pode ser algo que não “converse” com você, que não foi feito pra você…mas ele pode ajudar um jovem ou vários jovens, a não se sentirem mais excluídos, pode ajudar a eles se sentirem finalmente representados e pode inspirá-los a serem a melhor versão deles mesmos.

É sobre isso e tá tudo bem. Que todos nós procuremos ser a nossa melhor versão e deixar uma marca positiva neste mundo, ou nos multiversos. Obrigado a quem nós acompanhou até aqui, não esqueçam de acompanhar o Terra 92 Cast no Spotify. Até semana que vem e para o alto e avante!

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here