Arquivo de Notícias2021 | 2022

Terra 92 | HALLOWEEN: Dicas assustadoras para passar o Dia das Bruxas

Olá habitantes do multiverso da nerdice! Chegou o fim de semana mais sinistro do ano e nesta coluna Terra 92 vamos falar um pouco sobre a origem do Dia das Bruxas e dar algumas dicas para quem adora tomar uns sustos. Então afie seus caninos, coloque sua máscara, suba em sua vassoura e vumbora!

A ORIGEM DO HALLOWEEN

Halloween, o Dia das Bruxas. Imagem: Wizard

A palavra Halloween é uma junção das palavras ‘All Hallows Eve’ que basicamente significa ‘Véspera do Dia de todos os Santos’, pois é comemorado no dia 31 de Outubro, véspera do quê? Pois é…

Mas as festividades do Halloween remetem à séculos atrás, tendo origem em várias festas pagãs. Os povos Celtas celebravam o ‘Samhain’, ou solstício, que era o fim do verão, fim da colheita e a passagem do ano celta, neste dia acreditava-se que os espíritos do mal tomavam os corpos dos vivos, por isso era preciso usar fantasias e se disfarçar para enganar os espíritos que vagavam pela terra. Já na idade média a Igreja condenou a festa e o Dia da todos os Santos foi passado de 13 de Maio para 1º de novembro em uma tentativa de “cristianizar” o solstício.

Porém a tradição continuou, a festa de Halloween como conhecemos hoje, que é muito popular nos Estados Unidos, mas que atualmente faz sucesso em vários países do mundo, foi trazida para a América por imigrantes irlandeses no século XIX e hoje é uma grande celebração onde crianças usam fantasias e saem pela vizinhança, dizendo a célebre frase ‘doces ou travessuras’ (trick or threat), ameaçando cometer uma travessura a quem não entregar um doce. As ruas e casas ficam decoradas com temas sombrios e já virou uma tradição familiar esculpir as famosas abóboras com uma carinha sinistra e uma vela dentro. O Halloween é um momento onde nos permitimos celebrar e rir dos nossos próprios medos.

Falando em medo, nada melhor que uns bons filmes de terror para entrar no clima da festa, então aqui vão algumas dicas, desde clássicos até os mais modernos.

OLHA A FACA!

Michael Myers, do clássico Halloween. Imagem: Observatório do Cinema

Nenhuma recomendação de filmes de terror pode começar sem um bom e velho Slasher. Slasher são filmes onde existe um serial killer correndo atrás de jovens que só querem se “divertir” por assim dizer. Nos filmes Slasher estão nossos malvados favoritos como Michael Myers da série Halloween, Jason de Sexta Feira 13, Freddy Krueger de A Hora do Pesadelo, Leatherface de O Massacre da Serra Elétrica, Chucky o Boneco Assassino e muito mais.

LeatherFace de O Massacre da Serra Elétrica. Imagem: Cinepop 

Vamos começar do começo, hehehe…O Massacre da Serra Elétrica de 1974, nos apresenta Leatherface e sua família de canibais. Quando jovens azarados ficam sem gasolina no meio do nada em uma estrada do Texas, eles resolvem pedir ajuda em matadouro próximo, onde dão de cara com um assassino que faz máscara com a pele de suas vítimas e usa uma motosserra para dar fim nelas. Este filme foi um dos pioneiros do gênero e na época foi vendido como ‘baseado em uma história real’ o que ajudou no seu sucesso e sua mística. Existem várias sequências e reboots, sendo a última chamada simplesmente de Leatherface de 2017, que é uma prequel que conta a origem do nosso querido ‘cara de couro’ e você pode qual escolher qualquer uma, desde a original até a mais recente, que o susto é garantido. É sangue e tripa pra todo lado.

Laurie Strodes até hoje enfrenta Micheal Myers. Imagem: O Globo

Respeitando a Sequência temos o icônico Michael Myers e a franquia Halloween que vem desde 1978 até os dias de hoje…sim, o último filme da franquia (que promete ser o definitivo), Halloween Kills, está nos cinemas e ainda conta com a mocinha do primeiro filme, Laurie Strode, vivida desde os anos 70 por Jamie Lee Curtis. Você pode maratonar a franquia Halloween nos streamings e ir ao cinema ver o desfecho desta longeva e assustadora história (será que Laurie vai finalmente se livrar do “imorrível” Micheal Myers?)

Jason de Sexta Feira 13. Imagem: Rolling Stones

Falando em “imorrível”, temos Jason e sua indefectível máscara de Hockey. Mermão, o homem já foi afogado, queimado, triturado e sei lá mais o que, mas ele sempre volta com sua máscara intacta. Com sua sede de matar jovens que estão com os hormônios à flor da pele, Jason tem uma das mais extensas franquias de filmes e é talvez o mais conhecido assassino da cultura pop. Seja com faca, arco e flecha, arpão, terçado de galeroso, machado e etc., uma coisa é certa, Jason é uma máquina de matar e é garantia de bons sustos neste Dia das Bruxas.

Freddy Krueger de A Hora do Pesadelo. Imagem: Popsfera

Não aconselho que você caia no sono durante o Halloween, senão você pode se deparar com este simpático senhor e sua luva de garras afiadas. Freddy Krueger de A Hora do Pesadelo, ou Pesadelo na Rua Elmo (Nightmare On Elm Street)como era chamada originalmente a franquia, inovou no segmento de filmes Slasher, adicionando o componente sobrenatural. Afinal Freddy atacava suas vítimas através do sonhos, mas as matava no “mundo real”. Eu literalmente tive pesadelos quando assisti este filme nos anos 80, mas claro, viciei na franquia e assisti a todos os filmes de Freddy Krueger, um dos meus vilões preferidos até hoje…tinha uma musiquinha sinistra que umas garotinhas cantavam no filme (1,2…Freddy vai te pegar…) que até hoje me dá arrepios só de lembrar. A franquia original teve quatro filmes, um crossover entre Freddy e Jason, além de um reboot não tão bem sucedido em 2010.

Chucky, o boneco assassino. Imagem: Adorocinema

Mais uma franquia de filmes Slasher para mexer com a nossa imaginação é Chucky, o Boneco Assassino. Imagine você comprar um boneco chamado ‘Good Guy’ (bom garoto) e o bicho vir com o espírito encarnado de um assassino psicopata? Pois é, esta é a premissa da franquia de Chucky, que pelo meio do caminho ainda arranjou uma noiva (mas como é que eles…bem, deixa pra lá) e atualmente estreou uma série no canal SYFY, vale a pena conferir.

Estes monstros (literalmente) sagrados (nem tanto) do terror valem a pena maratonar se você quer garantir bons sustos neste dia das Bruxas. Mas, se você gosta de terror psicológico (mas nem por isso menos assustador) e que fala justamente sobre o mito que envolve a criação do Halloween, o solstício de inverno, a pedida é Midsommar, filme de 2019 que tem Florence Pugh (a nova Viúva Negra da Marvel) como estrela.

Florence Pugh em Midsommar. Imagem: Divulgação

Em Midsommar, um grupo de jovens americanos vai até a Europa para participar das “festividades” do solstício em uma comunidade pra lá de estranha e com hábitos bem incomuns, que remetem aos rituais do povo celta. Um filme perturbador que mistura belas cenas de um convívio aparentemente inocente da comunidade, com um ‘gore’assustador.

Em se tratando de terror, ainda existem vários gêneros nos quais você pode se esbaldar neste Halloween: vampiros, monstros, espíritos, possessões demoníacas e é claro, zumbis! Zumbis são o meu tipo preferido de terror e na coluna de número 4 aqui do Terra 92 eu falei tudo sobre a origem e a evolução do gênero, é só procurar aqui no portal.

Com essa turma, o susto tá garantido neste Dia das Bruxas. Imagem: Feededigno

Bem, meus amigos acho que com essas dicas já dá pra se divertir, ou melhor, se assustar bastante neste Dia das Bruxas…então, desejo muitos doces, ou “travessuras”, se você preferir…espero que todos sobrevivam a este Halloween e até semana que vem com mais um Terra 92! Não esqueçam de trancar bem as portas e janelas (por causa de monstros e vampiros? Não, por causa de assalto mesmo…sabe como é, esse mundo real tá um perigo! Hehehe). Stay safe!

1 COMMENT

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here