Arquivo de Notícias2021 | 2022

O LIVRO DE BOBA FETT: UM ÉPICO STAR WARS

Olá habitantes do multiverso da nerdice! Hoje atingimos a marca de 40 colunas Terra 92 e para mim é uma grande alegria e uma grande honra ter este espaço aqui no O Primeiro Portal para falar sobre o que tanto amo: a cultura pop.

Escrever esta coluna para mim é terapêutico, afinal, é o que a cultura pop é para mim, um agradável escape da realidade, onde posso me conectar com a minha criança interior, sentir um pouco daquela nostalgia saudável e divagar sobre mundos, universos e personagens que permeiam apenas a ficção.

Escrever esta coluna já me proporcionou vários momentos felizes e marcantes, como a homenagem que fiz ao meu pai ano passado para lembrar o seu primeiro ano de falecimento, aqui também pude relembrar e dividir com vocês as minhas idas à Comic Con Experience e as vezes em que encontrei ídolos da minha infância, como: Frank Miller, Jim Lee, Neal Adams, Simon Bisley, John Romita Jr. e etc. Aqui divido meu hype pelas novidades que vão sair em breve, seja no cinema, no streaming, nos quadrinhos ou em action figures.

Então vamos em frente…que venham mais 40, 50, 100 colunas, hehehe…e hoje para comemorar a 40ª coluna, vamos falar de Star Wars…vamos falar de O Livro de Boba Fett, série que chegou ao fim esta semana e que me lembrou o porque de eu amar tanto este universo. Então coloque o seu capacete, desembainhe seu sabre de luz, engatilhe seu blaster e sigam-me os bons!

BOBA FETT: UM ÍCONE DA CULTURA POP

Boba e Fennec. Imagem: Disney Plus

Acredito que nenhum personagem secundário fez tanto sucesso na cultura pop quanto Boba Fett. Desde que apareceu pela primeira vez no “infame” especial de Natal de Star Wars de 1978, o seu uniforme diferente e seu capacete icônico já chamou a atenção dos fãs. No decorrer da saga Star Wars ele foi de vilão a anti-herói, tendo seu destino selado de maneira até “boba” (com pleonasmo mesmo) em O Retorno de Jedi.

Seu sucesso continuou nos spin-offs de Star Wars com aparições nas Guerras Clônicas e em Star Wars Legends, onde descobrimos que ele sobreviveu ao ser engolido pelo monstro Sarlacc, sendo resgatado pelo caçador de recompensas Dengar e sua armadura foi posteriormente encontrada por Jawas, que a venderam para Cobb Vanth, que se tornou xerife da cidade de Mos Pelgo em Tatooine.

O LIVRO DE BOBA FETT

Boba assume o trono que era de Jabba The Hutt. Imagem: Disney Plus

Com o sucesso de O Mandaloriano, finalmente Boba Fett pôde ter a sua vez de assumir o protagonismo. Em o Livro de Boba Fett passamos a conhecer mais do personagem, como foram seus dias após sobreviver ao estômago do monstro Sarlacc, o seu caminho de redenção, sua vivência com o povo Tusken nos desertos de Tatooine, como ele cresceu moralmente ao incorporar parte da cultura daquele povo e como uma nova tragédia o fez seguir o caminho que o levou até Mando e Grogu e por fim à conquista do antigo trono de Jabba The Hutt.

Enquanto nos mostra seus primeiros dias após se tornar o Daimyo (que é o mesmo termo usado no Japão feudal para designar os grandes lordes) da cidade de Mos Espa e sua tentativa de governar com ponderação e respeito, o Livro de Boba Fett mergulha em constantes flash backs para mostrar mais do passado do personagem e como ele conheceu sua fiel escudeira, Fennec Shand.

UM FESTIVAL DE FAN SERVICE

Eu tinha que postar este pôster da série que entrega todo o fan service que amamos em O Livro de Boba Fett. Imagem: Disney Plus

Os primeiros episódios são um aperitivo para o festival de fan service que eles entregam nos últimos 3 episódios. Com a autoridade de Boba sendo ameaçada pelo Sindicato Pyke, que são traficantes de “especiarias”(algo equivalente à drogas ilícitas, como o ópio, por exemplo) que estão tomando Tatooine, ele precisa juntar um exército para combatê-los. É quando vemos de volta, nada mais nada menos que Din Djarin, o Mandaloriano, que agora está tentando controlar o poder do sabre negro, ao mesmo tempo que não esquece seu pequeno amigo Grogu.

Din Djarin, o Mandaloriano. Imagem: Disney Plus

Atraído para Tatooine pela promessa de uma nova ‘Razor Crest’ (sua antiga nave), Mando encontra Pelli Motto que o apresenta a uma nova nave (simplesmente um N-1, caça da guarda real de Naboo, a mesma nave que Anakin Skywalker utiliza em Ameaça Fantasma!). Apesar da decepção de não se tratar de uma nave tão pomposa quanto a Razor Crest, mando resolve ajudar Pelli a reformar a N-1, transformando-a em uma máquina super potente. Quando a nave está pronta, Mando vai atrás de Grogu, chegando ao planeta em que ele treina com seu novo mestre, Luke Skywalker!

A impressionante presença do jovem Jedi Luke Skywalker em o Livro de Boba Fett. Imagem: Disney Plus

Meus amigos, a aparição de Luke Skywalker em o Livro de Boba Fett é algo simplesmente assombroso, inacreditável! O nível de qualidade e realismo que eles conseguiram reproduzir no rosto do jovem Luke, é algo maravilhoso e que tem uma história curiosa de como foi possível realizá-lo: Quando Luke apareceu no final da segunda temporada de O Mandaloriano, um youtuber conhecido como Shamook, disse que era possível fazer melhor utilizando a tecnologia do ‘Deep Fake’ um programa não oficial que insere o rosto de qualquer pessoa em outra imagem. Pois bem, Shamook não só refez as imagens da última temporada de O Mandaloriano com mais perfeição, como foi contratado pela Lucas Films para fazer o rosto de Luke na temporada de o Livro de Boba Fett e o resultado é impressionante e mil vezes melhor que o feito anteriormente.

Não vou estragar as surpresas entregando todos os spoilers aqui, mas resumindo…os últimos episódios e a batalha em Tatooine nos reserva mais fan service e a aparição de um personagem conhecido das animações de Dave Filone.

O universo de Star Wars está mais vivo do que nunca, graças às mãos abençoadas pela Força de Jon Favreau, Dave Filone e Robert Rodriguez. O Livro de Boba Fett que parecia que seria uma série arrastada e sem graça, simplesmente nos entrega um final explosivo, que aquece o coração de todo fã de Star Wars. Se você não se emocionou vendo mais uma vez o mestre Luke Skywalker da maneira como foi mostrado, ou com a volta do Mando e do Grogu…você está dominado pelo lado negro da Força e seu coração está duro como pedra, hehehe

Grogu. Imagem: Disney Plus  

Fiquem com esta imagem de pura fofura. Obrigado a quem nos acompanhou até aqui, espero que tenham se divertido tanto quanto eu assistindo o Livro de Boba Fett, agora é esperar pela série do Obi Wan Kenobi que estreia agora em Maio e também esperar pela terceira temporada do O Mandaloriano que promete…e como promete! Até a semana que vem, mais uma vez obrigado pela oportunidade de chegar à 40ª coluna Terra 92 e ‘que a Força esteja com vocês’. Stay Safe!    

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here